
Hoje, dia 14 de Fevereiro, é comemorado em muitos países o Dia dos Namorados. Um dia para ser celebrado, com mais entusiasmo e consumismo, o amor! Há também quem escolha este dia para se declarar à pessoa amada e também quem avance com pedidos de casamento, embebido pelo espírito do dia.
A data foi escolhida porque em 14 de fevereiro de 270 o bispo ou padre (depende da lenda que estamos lendo) romano Valentim foi decapitado por celebrar casamentos mesmo depois da proibição do imperador Claudio II.
Uma das lendas diz que esse imperador acreditava que se proibisse os casamentos haveria mais homens dispostos a ingressarem em seu exército, contudo o bispo Valentim continuou a realizar as cerimônias. Quando a prática foi descoberta, o bispo foi preso e condenado a morte. Os casais unidos pelos laços do matrimônio sob a benção do bispo começaram a deixar flores e cartas dizendo que ainda acreditavam no amor.
Outra lenda diz que o padre se apaixonou por Astérias, a filha do carcereiro, que era cega. Os dois viveram um romance e o padre assinava as cartas enviadas a ela com "do seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada.
O Dia dos Namorados foi celebrado nesse dia até 1969, dia considerado o Dia de São Valentim. No entanto a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras. Isto porque até nós chegaram relatos de pelo menosdois Valentim, santos martirizados, diretamente relacionados com o dia 14 de Fevereiro.
No Brasil o dia dos namorados é celebrado no dia 12 de junho!
Celebre o amor todo dia e presenteie todos os seus amores (namorado, namorada, amigos, familiares) sempre que tiver a chance com boas lembranças, belas palavras e gestos afetuosos, não há melhor presente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário