http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/alceu/index.php?p=81
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
Novembro de 2009
OFICINA DE MITOLOGIA GREGA
Com Ájax Perez Salvador e Wladia Beatriz Correia
A partir da leitura de textos mitológicos procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. Neste percurso não se pretende enxergar a verdade dos fatos, nem as conexões específicas do símbolo, mas ficar com as imagens e para o que elas abrem para a imaginação, para a poesia e para a fantasia. Este é um olhar mito-poético. Um jeito de olhar que multiplica sentidos para as expressões e imagens que ali aparecem.
Não é necessária inscrição prévia.
5ªs feiras, das 15h às 16h30
Dias 5, 12, 19 e 26 de novembro
CIRCUITOS POÉTICOS ALTERNATIVOS
Cada vez mais autores buscam meios alternativos para que suas palavras sejam ouvidas, lidas, sentidas e digeridas. Em tempos de cultura digital, a literatura saiu da estante para habitar blogs. Saraus pipocam pela cidade. E quem nunca foi abordado com a pergunta: você gosta de poesia?
A Biblioteca Temática em Poesia Alceu Amoroso Lima e a Divisão de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo promovem apresentações literárias com a participação de autores independentes, cuja produção diversificada, que mixa gêneros, estilos e linguagens, acontece em espaços alternativos e fora do mercado editorial.
Inscrições para as oficinas, pessoalmente ou através do telefone 11 3082-5023, de 2ª à 6ª feira, das 9h às 19h.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
POESIA VISUAL + GRAFITE
Com o COLETIVO DULCINÉIA CATADORA
Dulcinéia Catadora é um coletivo que edita livros com capas de papelão pintadas a mão. Conta com a participação de escritores, artistas, catadores e filhos de catadores. O coletivo faz parte da rede de selos cartoneros na América Latina, composta pelo núcleo Eloísa (Argentina), Sarita Cartonera (Peru), Yerba Mala (Bolívia), Yiyi Jambo (Paraguai), Animita (Chile), La Cartonera (México). Esses projetos possibilitam a divulgação de novos autores por toda a América Latina, trilhando um caminho próprio, fora do mercado editorial.
Nos meses de outubro e novembro, o coletivo Dulcinéia Catadora promove, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, projeto centrado na poesia visual, que consiste na realização de uma oficina de criação de poesia visual e outra de grafite, com a transposição de poesias visuais para um suporte diferente: placas de papelão. Essa forma de apresentação funde linguagens diversas e abre possibilidades para um trabalho calcado no experimentalismo, uma tentativa de trabalhar com linguagens híbridas. Serão montados cem exemplares do livro com a produção das oficinas, com capas de papelão, distribuídos aos participantes das oficinas na data de encerramento das atividades. Haverá também uma exposição dos trabalhos realizados, com abertura marcada para o dia 21 de novembro, às 14 h, que integrará as atividades da Balada Literária.
OFICINA DE CRIAÇÃO DE POEMAS VISUAIS
Com LÚCIA ROSA e LÍVIA LIMA
Será desenvolvido o seguinte programa:
1 Formação de repertório: Grupo Frente, Ruptura, Noigrandes; Concretismo X Neoconcretismo; Poesia multimídia – novos suportes.
2 Poesia visual: linguagem híbrida.
3 Grupo Noigrandes (análise de poemas). Prática de criação.
4 Ferreira Gullar e neoconcretismo - apresentação de artistas que têm uma produção poética: Lygia Pape, Waltércio Caldas e Willys de Castro. Prática de criação.
5 Discussão sobre o que foi produzido.
A partir de 16 anos. 30 vagas. 3as feiras das 19h às 21h
Dias 3, 10 e 17 de novembro
OFICINA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA
Com LÚCIA ROSA e EYMARD RIBEIRO
A oficina trabalhará como agregar formas de expressão visual à palavra através da análise de poemas visuais (tipografia) e grafites e prática de criação.
A partir de 16 anos. 30 vagas. 2as feiras das 19h às 21h
Dias 9 e 16 de novembro
BALADA LITERÁRIA 2009
Mais uma vez a Biblioteca Alceu Amoroso Lima tem o prazer de participar da BALADA LITERÁRIA, evento criado por Marcelino Freire e cuja quarta edição - em homenagem a JOÃO SILVÉRIO TREVISAN - acontece de 19 a 22 de novembro, reunindo quase uma centena de escritores, nacionais e internacionais, em espaços da Vila Madalena e Pinheiros. Para conferir a programação completa, acesse: www.baladaliteraria.org
BALADA NA BIBLIOTECA - A Balada na Biblioteca contará com a presença de novos nomes da nossa poesia ao lado de poetas veteranos.
Dia 21 de novembro a partir das 14h30
- 14h30 BINHO, poeta e criador do famoso SARAU DO BINHO, conversa com quatro jovens poetas (três brasileiros e um venezuelano) para saber o que é escrever poesia no mundo de hoje. Participam da mesa a paulistana, ainda inédita em livro, ANALU ANDRIGUETI, autora de A MATADORA DE ORQUÍDEAS; o guarulhense HUGO GUIMARÃES, que escreveu o elogiado e polêmico POESIA GAY UNDERGROUND: HISTÓRIA E GLÓRIA, publicado em 2008 pela Dix Editorial; a carioca MARIA REZENDE, autora do livro-CD BENDITA PALAVRA (7Letras), entre outros; e JESÚS ERNESTO PARRA, um dos mais elogiados nomes da nova geração de poetas venezuelanos, autor de SOMBRAS QUE CRUZAN LAS PAREDES.
- 17h O professor de literatura da USP, crítico e criador do programa de TV Entrelinhas, Ivan Marques conversa com um dos nossos maiores poetas, o mineiro Francisco Alvim, autor, entre outros, do livro “Elefante”.
- 19h Companheiros de geração, os famosos poetas Chacal e Nicolas Behr conversam com dois jovens talentos, o brasileiro Michel Melamed (poeta, ator e apresentador de TV) e o uruguaio Dani Umpi, também ator e um dos mais famosos poetas “performáticos” de seu país. No final dessa mesa, haverá leituras dos convidados, além das participações especiais dos grupos de poesia Urros Masculinos (do Recife), Coletivo Muito Barulho Por Nada (de Salvador) e Poetas MALOQUEIRISTAS (de São Paulo).
- No mesmo dia, acontecerá a abertura oficial da exposição GRAFITEMAS, resultado de oficina coordenada pelo COLETIVO DULCINÉIA CATADORA.
TEATRO, DANÇA E MÚSICA
PROJETOS DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA VOCACIONAL
Projetos de formação continuada que pretendem formar novos grupos e proporcionar expressão e conseqüente reflexão através das artes, além de orientar e dinamizar a produção dos grupos já existentes. O termo vocação é usado no sentido de um desejo interno de transformação contínua, e não somente talento. Os Projetos do Núcleo Vocacional procuram atender a qualquer pessoa a partir de 14 anos, incentivando-os também a refletir sobre ética e cidadania através da linguagem artística.
Teatro Vocacional
3ªs feiras, das 19h às 21h
4ªs feiras, das 10h às 12h (grupo de 3a idade)
4ªs feiras, das 14h às 16h
Dança Vocacional
2ªs feiras, das 19h às 22h
5ªs feiras, das 19h às 22h
Música Vocacional (somente para grupos)
4ªs feiras, das 19 às 22h
5ªs feiras, das 19 às 22h
Todas as atividades são gratuitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário