Informações retiradas do site do Masp: http://masp.art.br/espetaculoseeventos/musica.php
DIA 29 DE AGOSTO DE 2009, ÁS 16 HORAS
Pequeno Auditório
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes)
PROJETO VIOLÃO NO MASP
Luiz Foschi
Programa:
A.Piazzolla Verão Porteño
A.Barrios La Catedral
. Preludio
. Andante religioso
. Allegro solene
L.Foschi O sonho
A Estrela
E.Granados Valsas poéticas
N.Paganini Allegro Risoluto (Grand Sonata em Lá maior)
LUIZ FOSCHI
Nascido em Ilha Solteira – SP, iniciou seus estudos aos 15 anos sob a orientação de Daniel
Cavalcante e posteriormente com Bruno Miriani Cruz, onde por vez incrementou em seu repertório a música erudita do violão sendo trabalhada com a orientação de Tereza Pavanelli.
Premiado em concursos que vem tornando-se destaque no meio musical, no concurso de violão do conservatório Villa-Lobos de Osasco obteve 1º lugar assim como no concurso de interpretação violonística do Piauí (FENAVIP) com o prêmio “Baden Powell”.
Com a Orquestra Sinfônica de Ilha Solteira (OSIMIS) sob a regência de Angelo Martins, executou uma série de concertos como solista, e também através da “Violões e Cia” onde executou seu trabalho sob a regência de Márcia Braga.
Recentemente realizou uma série de concertos com o grupo “Violões e Cia” e recitais solos em Heidelberg e entre outras cidades da Alemanha. Em seu trabalhado com a composição destaca-se sua obra intitulada “Pequenas canções” onde vem sendo executada na Alemanha por Ida Jochim.
Possui formação no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí,
considerado o melhor conservatório mantido por órgãos públicos da América latina e atualmente cursa Bacharelado em Violão erudito pela Faculdade Cantareira sob a orientação de Henrique Pinto.
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Programa:
T.Albinoni Concerto a Cinque
. Allegro
. Adagio
. Allegro
A.Vivaldi Concerto Grosso op. 3 n° 11
. Allegro - adagio e spicatto - allegro (fuga)
. Largo e spicatto
. Allegro
J.S.Bach Concerto Brandenburgues n° 6 BWV 1051
. Allegro
. Adagio ma non tanto
. Allegro
Integrantes:
Edson Lopes, coordenador
Adriano Paes
Angela Muner
Dagma Eid
Patrícia Nogueira
Ricardo Grion
Alunos bolsistas:
Elissom Barbosa
Fabiano Aparecido Correa
Francisco Vidal Lemes
Vitor Hugo Pedroso
CAMERATA DE VIOLÕES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
No ano de 1996 os integrantes da Orquestra de Violões “Corda Toda”, formada por alunos e professores do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” decidiram criar um grupo de alta representatividade na instituição. Após seleção interna foi criado o Octeto de Violões do Conservatório de Tatuí.
No ano seguinte, sob coordenação da professora Márcia Patrícia Braga, o grupo passou a se chamar Camerata Octopus de Violão. Nesse período, a Camerata desenvolveu o projeto “Garoto”, com objetivos de difundir obras do importante compositor brasileiro.
Sob a coordenação de Edson Lopes, a Camerata deu continuidade aos projetos de pesquisa e divulgação das obras de compositores brasileiros, buscando a promoção da diversidade de obras escritas para o universo violonístico. Tal projeto culminou, no ano 2000, com o lançamento do CD “Vê Se Te Agrada”. Para promover o CD, o grupo apresentou-se em diferentes pontos do Estado de São Paulo e em significativos eventos, entre eles a “Semana Guiomar Novaes”, “Festival de Inverno de Campos do Jordão”, Rádio MEC no Rio de Janeiro e Sala São Paulo.
A partir do ano de 2001, a Camerata passou a receber solistas, desenvolvendo repertório – especialmente adaptado, transcrito ou arranjado por Edson Lopes – a fim de enriquecer o grupo.
Nesse sentido, o grupo apresentou-se com violoncelo, oboé, clarinete, coro,... A iniciativa foi registrada, em 2006, no CD “Convida”, no qual o violão figurava ao lado de outros instrumentos em grandes clássicos da literatura musical e seus compositores, como o mestre dos mestres Johann Sebastian Bach, Gioachino Rossini, Antonio Vivaldi, Camille Saint-Säens, Anton Dvórak, sem deixar de fora a brasilidade de Heitor Villa-Lobos, Guerra Peixe, Edmundo Villani-Côrtes e Zequinha de Abreu, com seu imortal Tico-Tico no Fubá.
No segundo semestre do ano de 2008, a Camerata foi oficializada como grupo estável artístico-pedagógico do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Em 2009, a partir da contratação oficial de músicos, o grupo passou a ser denominado Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, resgatando e valorizando o nome de sua instituição de origem, tendo Edson Lopes como coordenador.
A representante máxima da área de violão erudito do Conservatório de Tatuí – uma das maiores e mais concorrida da instituição – tem, entre seus objetivos, integrar alunos de nível avançado em trabalhos camerísticos desenvolvidos por profissionais. Esta é, aliás, a filosofia do grupo, mantida desde sua fundação. Nesse sentido, os violonistas Adriano Paes, Dagma Eid, Patrícia Nogueira e Ricardo Grion - todos formados pela instituição – integram a Camerata do Conservatório de Tatuí desde sua fundação, ao lado da violonista Ângela Muner. Quatro alunos-bolsistas de nível avançado também participam das atividades da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí.
EDSON LOPES
Violonista formado no Brasil pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí, e, em Londres, pela Trinity College of Music. Durante seus estudos participou de vários concursos de violão, obtendo em todos o 1º lugar. Dentre eles, destacam-se o “II Concurso de Jovens Instrumentistas”, promovido pela Rede Globo de Televisão no programa “Concertos para a Juventude”, e o “I Concurso Nacional de Violão”, promovido pelo Banco do Brasil.
Em 1979 freqüentou o XXII Curso de “Musica en Compostela” - Espanha, sob orientação do professor José Tomás (assistente de Andrés Segovia), no qual foi considerado o “aluno mais
destacado”, o que lhe valeu como prêmio uma nova bolsa de estudos para o ano seguinte.
Já se apresentou em diversas cidades do Brasil como solista, em duo, trio e com orquestra. Como integrante do Brazilian Guitar Quartet realizou concertos nas cidades de Houston, Dallas, Austin, Seattle, Pittsburgh, Albuquerque, Hollywood, Indianápolis, Washington, Nova Iorque, entre outras. Em 2005 o quarteto participou do “33º Arts Festival” de Hong Kong, do “VII Festival Internacional de Guitarra” em Monterrey (México) e, em 2006, do “V International Guitar Festival” na cidade de Aarhus, Dinamarca.
Atualmente, integra o Quarteto Vivace Brasil, com inédita formação de dois violões, flauta e percussão.
Entre as inúmeras gravações já realizadas destacam-se “Jesus, alegria dos homens” (solo), “Conscertando Choro” (em duo com Augusto Arruda), “Prelúdio” e “Violão & Louvor” (duo com Roberto Colchiesqui), “Vê se te Agrada” e “Octopus Convida” (Octopus - Camerata de Violões), “Ibéria” (Brazilian Guitar Quartet) e “Quarteto Vivace” (Quarteto Vivace Brasil).
Como professor do Conservatório de Tatuí ministra aulas para os alunos mais adiantados do curso de violão erudito.
DIA 30 DE AGOSTO DE 2009, ÀS 16 HORAS
Grande Auditório
Ingressos a R$ 8,00 e R$ 4,00 (estudantes e Idosos)
ORQUESTRA DE CÂMARA DA USP – OCAM
REGENTE CONVIDADA:PROFA. DRA. CARMEN HELENA TELLEZ (UNIV. INDIANA, EUA).
PROGRAMA:
Cary Boyce Shattered Rainbows
John Adams Shaker Loops
Stravinsky Pulcinella Suite
ORQUESTRA DE CÂMARA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - OCAM
A Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (OCAM) foi criada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni com o propósito de dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA (USP), propiciando aos alunos de instrumento a prática necessária rumo a uma profissionalização competente. Como todos podem imaginar, a existência de um bom grupo orquestral dentro da universidade é de suma importância, uma vez que estimula e beneficia outras áreas, a exemplo da composição e da regência.
Desde sua criação, a Orquestra de Câmara da USP tem cumprido sua vocação com méritos indiscutíveis. Inúmeros jovens que por ela passaram, hoje encontram-se colocados em boas orquestras profissionais, nacionais e internacionais, outros conquistaram prêmios e bolsas de estudo no exterior, num processo cíclico e ininterrupto. Tal êxito deve-se à seriedade com que cada ensaio é planejado e realizado e à escolha de uma programação que privilegia a formação de seus músicos, tanto técnica como de ampliação musical.
Desde 2002, a OCAM conta com o patrocínio do Santander através do Programa Universidades.
REGENTE CONVIDADO: MAESTRO OLIVIER TONI
Maestro e compositor fundamental na história da música brasileira e de São Paulo, participou da formação de diversos e renomados intérpretes, musicólogos e compositores brasileiros como Gilberto Mendes, Willy C. de Oliveira, Mário Ficarelli e Rogério Duprat, entre outros. Fundou a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal (1968) e a Escola Municipal de Música (1969), ambas em São Paulo. Fundou também o Departamento de Música da ECA/USP, onde é professor titular desde 1970 e em 2001 recebeu o título de “Professor Emérito”.
Entre as orquestras que dirigiu está a “Berliner Kammerorchester” com o Coral da Universidade de Humboldt, a Orquestra de Câmara da Costa Rica (1992) e a Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba (1997).
Compositor, teve a obra “Três Variações para Orquestra” executada na Alemanha, em 1963, e a estréia da obra “Canção de Amigo”, que foi agraciada com o segundo Prêmio do Concurso Nacional de Composição (Funarte – 1980), em Berlim, 1990.
Fundou, ainda, a Orquestra de Câmara de São Paulo (1956), a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (1972) e a Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo – OCAM (1995).
CARMEN TELLEZ
Venceu o Prêmio Nacional de Dissertação Julius Herford conferido pela ACDA- American Choral Directors Association em 1991. Ela é regente convidada regularmente por orquestras em toda a América Latina, Espanha e Estados Unidos. Ela é a fundadora e diretora dos Workshops de Composição Inter-americana da Universidade de indiana, onde é professora e Coordenadora do LAMC-Latin American Music Center.
A Professora Tellez é a editora da Latin American Music Series da Indiana University Press. Ela é a fundadora e diretora musical do Aguava New Music. Trabalhou como regente do Chicago Contemporary Chamber Players de 2001 a 2002 e como diretora musical no Pocket Opera Players de Nova York. Seus discos foram editados pelos selos LAMC, Aguava New Music, Nova Era(Espanha) e Quindecim-CONACULTA(México).
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